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5 Dicas para preparar o seu e-commerce para a Black Friday.

À medida que as compras online evoluem, os desafios crescem. De acordo com um inquérito Bornlogic/Opinion Box realizado em setembro de 2021, o maior desafio para os retalhistas na Black Friday será manter a estabilidade da sua plataforma digital face a um volume elevado de acessos.

Veja como planear de forma a proporcionar aos seus clientes uma experiência positiva durante a Black Friday e Cyber Monday.

1 – Planeamento e persona:
Observar as tendências e tentar fazer melhorias no website para promover uma boa jornada de compra. Elaborar uma checklist e apontar tudo o que precisa para esta data, bem como o que pode correr muito bem e os possíveis problemas que possam surgir ao longo do percurso. Além disso, para que o planeamento seja exato, comece por compreender quem é o seu cliente. Faça a questão: quem é o meu público? Sabendo como responder a esta pergunta, saberá automaticamente o que eles procuram e como a pode fornecer da melhor forma possível.

2 – Personalização
É importante criar formas de impactar o cliente dentro de um website. Por muito que a Black Friday seja uma tradição de longa data, ainda é necessário mostrar claramente onde se podem obter as melhores promoções. Crie atalhos criativos com chamadas à ação, e personalize o seu website especialmente para esta data. Se possível, conte com uma equipa de marketing para definir estas estratégias.

Uma tática valiosa, que serve tanto para esta Black Friday como para as próximas, é a criação de landing pages contendo ‘/blackfriday/nomedoproduto’. Assim, será possível indexar este URL no Google, ganhando uma relevância mais orgânica ano após ano.

3 – Organização do website
É extremamente relevante haja organização, planeamento e execução de três áreas importantes: marketing, comercial e tecnologia. Não há nada mais aborrecido do que ser confrontado com um ambiente online desorganizado. Na verdade, esta é uma das razões pelas quais as pessoas desistem de fazer compras. Comece a separar os produtos por categorias e níveis de desconto. Aposte em descrições, fotografias e até vídeos que mostrem como funciona um determinado produto. Invista num website intuitivo e interativo, porque a poluição visual é um obstáculo muito comum e faz com que um cliente deixe de comprar.

4 – Uma equipa preparada
Ter uma equipa preparada para resolver qualquer problema durante este tempo é também uma forma de fornecer um produto ou serviço de qualidade. Aposte na integração da sua equipa, concentre-se em tornar cada pessoa consciente da importância desta data. Invista em reuniões para definir estratégias e estar em constante alinhamento interno. Além disso, a equipa de pós-venda é extremamente importante nesta altura do ano. É muito comum ter longos prazos de entrega durante este período. Se esta é a sua realidade, comunique isto ao cliente.

5 – Segurança e transparência
Investir em segurança é sempre uma forma de melhorar o desempenho do seu negócio e os clientes estão cada vez mais a dar prioridade a isto. Os websites que são transparentes quanto ao seu modo de funcionamento são os mais procurados pelos utilizadores. Portanto, esteja ciente do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e tente ser o mais honesto e transparente possível com o seu cliente.

Prepare-se para a Black Friday!

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