Vivemos numa era da digitalização, onde somos bombardeados por dados e informação constantemente, principalmente no mundo online.
O relatório elaborado pela We are Social & Hootsuite refere mesmo que:
Passamos diariamente, em média, 3h40 ao telemóvel e que 50% desse tempo é utilizado para consultar redes sociais e aplicações de comunicação.
Ficam aqui as 5 principais vantagens de uma gestão de redes sociais eficiente:
- Captação de novos clientes
Sendo canais de comunicação em que estão presentes uma grande abrangência da população cria-se naturalmente uma oportunidade de captação de novos clientes que não conheciam a marca ou porque não são da área geográfica da empresa ou porque não estão nos canais de comunicação offline em que a própria está presente.
Assim, através das redes sociais é possível comunicar os produtos/serviços da organização de uma forma segmentada mas com uma abrangência superior, conseguindo posicionar a marca de forma global e, deste modo, atrair novos leads.
- Construção de relacionamento com público-alvo
Uma gestão eficiente de redes sociais envolve no seu planeamento não só momentos de apresentação do serviço/produto, mas também conteúdos informativos, úteis e de entretenimento para que o target crie uma ligação de interesse para com a página e, assim, personifique a marca como alguém que partilha o mesmos valores e que contribui positivamente para o seu dia-a-dia.
Deste modo, aumenta-se a probabilidade de engagement e constrói-se um relacionamento com o público-alvo, que era quase impossível existir noutro tipo de canais de comunicação.
- Credibilidade
Com uma estratégia bem delineada, os social media permitem que consiga transmitir esses valores diretamente aos seus clientes. Isto acontece tanto de forma direta, como indireta (através do marketing de conteúdo). Com objetivos bem definidos pode construir uma reputação online e a criação de uma associação positiva dos seus valores à sua marca. Tudo isto sem precisar de meios dispendiosos!
- Top-of-mind
Se a presença digital de determinada marca em específico for trabalhada de forma exemplar pode criar o estatuto de top-of-mind. Isto é, assim que surgir a necessidade por parte do consumidor de determinado serviço/produto, a marca é a primeira a ser lembrada pelo mesmo na sua mente.
- Criação de Comunidade
Com o aumento do tempo em que a empresa está presente online e com o tipo de conteúdo que produz, os clientes assíduos e fãs do produto/serviço da empresa vão construindo uma comunidade.
A existência de uma comunidade é super relevante não só porque possuem pessoas “reais” que efetivamente vão fazer marketing “gratuito” à marca falando positivamente nela, como podem ser um meio de perceber o que os consumidores anseiam no passo seguinte. Ouvir a comunidade é fulcral para o surgimento de novas ideias, a perceção de novas tendências, mas também perceber quais as críticas e aspetos menos positivos da marca. No fundo, saber escutar a comunidade é saber ouvir o consumidor
Estas são as principais razões que consideramos que devem ser tomadas em conta na hora de decidir se deve ou não criar redes socais para a empresa. É importante referir que a existência de website é também uma mais valia para a comunicação digital da sua empresa.
Contar com uma empresa ou profissional especializada no serviço de gestão de redes socias é sempre o caminho mais indicado, uma vez que saberá dominar as ferramentas indicadas para reforçar o vinculo da sua marca com os seus clientes no mundo online, saberá monitorizar os seus resultados e irá direcionar os seus conteúdos para a captação e conversão de leads.
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