No último ano, o sector do comércio eletrónico mostrou elevadas taxas de crescimento devido à pandemia. Devido às medidas restritivas e ao encerramento do comércio físico a retalho, os consumidores que ainda não estavam habituados ao comércio eletrónico migraram para o mesmo.
Para o futuro, a tendência é que o comércio eletrónico continue a apresentar boas taxas de crescimento e de vendas.
Afinal, para além de uma maior adesão do público, as frequentes inovações tecnológicas e inovações na indústria levam o sector do comércio eletrónico cada vez mais longe!
Face a este cenário, está o seu comércio eletrónico preparado para crescer?
O crescimento do comércio eletrónico
De acordo com um relatório da XP Investimentos, em 2019 as vendas online mostraram uma taxa de crescimento de 6%. Já em 2020, esta taxa subiu para 9%.
O maior culpado por este aumento é o sector eletrónico, que registou um quarto de todas as encomendas. Em segundo lugar está a categoria dos jogos, que representa 19% das encomendas.
Prepare o seu comércio eletrónico para o crescimento
O comércio eletrónico português tem uma forte concorrência. Além de gigantes internacionais, como a Amazon dos EUA e Alibaba da China, há concorrência interna de marcas fortes e já consolidadas.
Considerando isto, os gestores do comércio eletrónico devem sempre procurar as melhores soluções para garantir a competitividade do negócio.
Veja alguns pontos importantes para otimizar o comércio eletrónico e prepará-lo para crescer ainda mais nos próximos anos:
1 – Plataforma preparada
A plataforma é a base de toda a loja. Afinal de contas, é através dela que os produtos são apresentados aos consumidores.
A garantia de uma plataforma de qualidade tem um impacto direto nas vendas e no crescimento do negócio. Por conseguinte, é essencial que o comércio eletrónico tenha uma plataforma adequada.
Atualmente, existem várias plataformas disponíveis, tais como gratuitas, pagas mensalmente, personalizáveis, etc.
Ao escolher a ideal, é necessário ter em consideração o nível de preparação da plataforma para motores de busca, como o Google, bem como o seu correto funcionamento em dispositivos móveis, como os smartphones.
2 – Atenção à logística
A logística controla todas as atividades relacionadas com o armazenamento, transporte e movimentação de mercadorias.
Por ser um processo natural em qualquer empresa, a logística deve ser cuidadosamente planeada e estruturada.
Este processo deve estar presente na gestão do comércio eletrónico, planeamento e controlo da entrada e saída de mercadorias, armazenamento, separação e preparação de encomendas, expedição para o transportador, entre outras atividades.
3 – Pós-venda eficiente
Realizar uma pós-venda eficiente é essencial para conquistar o cliente e diferenciar-se da concorrência.
Afinal, neste momento, questões como a relação com o público e a lealdade do consumidor são trabalhadas.
Ao investir no pós-venda, a direção também poupa na atração de potenciais consumidores e tem mais oportunidades de apresentar os seus diferenciais.